Redes Sociais são um câncer para sua produtividade?

Recentemente vi um uma atualização de status de um amigo meu na qual ele dizia: “facebook is a cancer for your productivity…”  e logo depois de ler minha cabeça começou a ser bombardeada de questionamentos sobre a veracidade dessa frase. No geral eu entendi o que meu amigo quis dizer, mas parando para refletir cheguei a alguns pensamentos diferentes. Primeiro, temos que definir o que é produtividade.

Produtividade é:

“A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os factores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos). Os factores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por factores utilizados maior é a produtividade.” - Wikepedia

Matematicamente é: P = QP/ FU

Agora que sabemos superficialmente o que é produtividade podemos fazer algumas reflexões. O que seria um “câncer” para sua produtividade? Quais fatores poderiam fazer sua produtividade cair?

Acho que usamos redes socias como um subterfugio para esconder o que realmente fez nossa produtividade cair, que no geral fomos nós mesmos. Com esta postura de colocar a culpa nas redes socias temos a falsa sensação de conforto “porque sabemos que a culpa não foi nossa”, mas essa falsa sensação de conforto não dura muito tempo porque logo vamos nos sentir ruins (estou partindo do pré-suposto que fazemos o que gostamos) pois iremos olhar para nosso trabalho/estudo e ver que não estamos saindo do lugar, estamos fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e essas coisas não resultam em nada significativo. Aí voltaremos para casa, iremos dormir e o mesmo ciclo irá se iniciar no outro dia.

Eu tive uma época em que achava que ser esforçado era a mesma coisa que ser produtivo, mas existe uma grande diferença.

Esforço é:

“O fato de exercer seus poderes físicos ou mentais / Uma tentativa séria e honesta de fazer algo / A quantidade de trabalho necessária para obter um resultado” - Nossa Língua Portuguesa

Nem sempre o esforço será convertido em produto. Então todos os dias passamos no mínimo 8 horas trabalhando/estudando nos esforçando mas também desperdiçando nosso tempo porque não conseguimos converter o esforço em algo que realmente vale a pena e isso no geral é totalmente culpa nossa.

Porque fico insistindo em dizer que normalmente é nossa culpa?

Se pararmos para pensar sobre a maioria das distrações do nosso dia-a-dia - facebook, twitter, email, chat, celular, etc -,  elas são todas passíveis de serem ignoradas. No momento em que eu não quiser olhar o email, não irei olhar e assim funciona com a maioria das distrações. Claro que existe algumas situações onde não temos o controle e nelas não podemos fazer a escolha de seguir ou não, exemplo: Uma reunião marcada pelo seu gerente, ir assistir apenas uma aula no horario da tarde e todas as outras serem a noite.

Alguns desses casos são apresentados pelo Jason Fried da 37signals em um TED talk

Acho que o real câncer para produtividade é a nossa falta de “habilidade” em lidar com uma enorme quantidade de informação que está sendo arremessada por todos os lados e a todo momento, com isso o muito pode se tornar quase nada (mas isso é assunto para outro post).

Para concluir, o que realmente precisamos é autoconhecimento para podermos saber como lidar com toda essa avalanche de informação, então sempre que nos virmos perdendo tempo com alguma coisa que não é realmente importante, devemos colocar a culpa em quem é o real culpado, nós mesmos. Assim podemos sentir a responsabilidade do erro e com isso mudarmos a nossa visão perante o que é importante ou não.

Bruno Henrique - Garu

Software Craftsman. Distributed Systems, Software Architecture, Testing, Artificial intelligence and Machine learning enthusiast. Philosophy and Education lover. Software Engineer at Enjoei. @RuPyNatal organizer

Natal/RN, Brazil http://garulab.com